portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Disciplinas do PPGC

Disciplinas de Formação

  • Algoritmos e Estrutura de Dados (4 CR)
  • Arquitetura e Projeto de Computadores (4 CR)
    Arquitetura e Projeto de Computadores. Revisão de conceitos básicos de arquitetura e projeto de processadores. Processadores RISC e CISC. Paralelismo: pipelines, superescalaridade. Organização de memória: cache, memória virtual. Arquiteturas VLIW. Microcontroladores. Processsadores DSP. Introdução as Arquiteturas SMT e CMP. Metodologias de Projeto de Sistemas em Chip. Níveis de Abstração. Modelo Parte Operativa/Parte de Controle. VHDL. Projeto da Parte de Controle: Máquina de Estados Finitos. Projeto da Parte Operativa. Prototipação.
  • Teoria da Computação (4 CR)

Disciplinas Eletivas

  • Disciplinas Comuns às Linhas de Pesquisa
    • Tópicos Especiais em Computação I (2 CR)
      Tópicos Especiais em Computação I. Aspectos teóricos de tópicos relacionados com inovações tecnológicas decorrentes de pesquisas recentes, aplicações específicas, ou aspectos abordados superficialmente em outras disciplinas, com interesse para grupos restritos de alunos ou de caráter temporário.
    • Tópicos Especiais em Computação II (4 CR)
      Tópicos Especiais em Computação II. Aspectos teóricos e práticos de tópicos relacionados com inovações tecnológicas decorrentes de pesquisas recentes, aplicações específicas, ou aspectos abordados superficialmente em outras disciplinas, com interesse para grupos restritos de alunos ou de caráter temporário.
    • Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento em Computação (2 CR)
      Metodologia para Pesquisa e Desenvolvimento em Computação. Introdução à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico. Estudo do método de pesquisa científico. Organização, redação e realização de projetos de pesquisa. Consulta a literatura, fundamentação teórica e revisão bibliográfica. Difusão do conhecimento.
    • Seminários de Pesquisa em Computação I (2 CR)
      Apresentação de seminários por discentes e docentes do programa e convidados externos. Discussão e avaliação crítica dos seminários apresentados e relação dos temas com a pesquisa do próprio aluno.
    • Seminários de Pesquisa em Computação II (2 CR)
      Apresentação por discentes do programa de temas, metodologias e resultados presentes nos projetos de pesquisa destes. Discussão e avaliação crítica dos seminários apresentados e relação dos temas com a pesquisa do próprio discente.
  • Eletivas da Linha de Sistemas Digitais e Embarcados
    • Concepção e Teste de Circuitos Integrados (4 CR)
      Concepção e Teste de Circuitos Integrados. Conceitos e evolução da integração VLSI. Materiais semicondutores: o transistor MOS. Portas lógicas CMOS. Processo de fabricação CMOS básico. Regras de projeto CMOS e edição de leiaute. Modelos do transistor MOS: capacitâncias de gate, canal, difusão; capacitâncias parasitas do layout. Simulação elétrica. Tipos de implementação. Etapas de teste no projeto de Circuitos Integrados. Teste funcional e teste estrutural. Modelo e simulação de falhas. Geração de teste.
    • Sistemas Embarcados (4 CR)
      Sistemas Embarcados. Modelagem e especificação de Sistemas Embarcados. Arquiteturas de hardware. Metodologias de projeto. Classificação de sistemas embarcados. Projeto em nível sistêmico. Síntese de hardware e software. Sistemas operacionais embarcados. Validação de sistemas mistos hardware-software. Exploração do espaço de projeto. Estimativa e simulação de sistemas embarcados. Reuso de software e hardware.
    • Ferramentas de CAD para Circuitos Integrados (4 CR)
      Ferramentas de CAD para Circuitos Integrados. Introdução às ferramentas de auxílio ao projeto de Circuitos Integrados. Conceitos, evolução e tendências dos Circuitos Integrados. Metodologias de projeto de Circuitos Integrados. Algoritmos para CAD. Simuladores e estimadores. Automatização do projeto eletrônico. Ferramentas de CAD eletrônico.
    • Projeto Avançado de Sistemas Digitais (4 CR)
  • Eletivas da Linha de Fundamentos da Computação
    • Lógica para Computação (4 CR)
      Lógica para Computação. Revisão de lógica proposicional e de primeira ordem; Sintaxe, semântica e aplicações das lógicas modais, temporais e outras lógicas não-clássicas.
    • Métodos Formais (4 CR)
      Métodos Formais. Estudos dos métodos formais na especificação de sistemas em geral. Notação para especificações formais. Especificações algébricas. Especificações orientadas a modelo. Especificações baseadas em redes. Álgebra de processos.
    • Computação Simbólica e Numérica (4 CR)
      Computação Simbólica e Numérica. Instabilidade Numérica. Integração Numérica. Diferenciação Numérica. Cálculo de Autovalores de Matrizes. Solução de Equações Diferenciais Ordinárias. Solução de Valores Iniciais de Equações Diferenciais Ordinárias.
    • Semântica Formal (4 CR)
      Semântica Formal. Estudo dos principais tipos de semântica formal para linguagens de programação. Sintaxe vs. Semântica. Linguagens imperativas, funcionais e lógicas. Semântica operacional big-step e small-step. Sistemas de tipos. Semântica de exceções, paralelismo e objetos. Semântica Denotacional. Semântica Axiomática.
  • Eletivas da Linha de Processamento Paralelo e Distribuído
    • Introdução ao Processamento Paralelo e Distribuído (4 CR)
      Decomposição do paralelismo. Programação usando memória compartilhada. Programação usando memória distribuída. Troca de Mensagens. Modelos de programação. Principais taxonomias. Modelos de computação móvel. Mobilidade de dados e código. Operações desconectadas. Arquitetura de sistemas distribuídos de grande escala. Computação em grade e ubíqua. Sistemas distribuídos baseadas em eventos. Algoritmos paralelos e distribuídos. Outros modelos: Objetos concorrentes e distribuídos, Espaço de Tuplas, e Memórias Transacionais.
    • Arquiteturas Avançadas de Computação (4 CR)
    • Sistemas Sensíveis ao Contexto, Adaptativos e Ubíquos (4 CR)
      Cenários de execução distribuída. Sistemas locais e sistemas geograficamente distribuídos. Aplicações fraca e fortemente acopladas. Escalabilidade. Modelos de concorrência. Troca de mensagens. Sincronismo e Assincronismo. Chamada remota de procedimentos e métodos. Comunicação em Grupo. Código móvel. Arquiteturas Client-server, Peer-to-peer e Publish/subscribe. Ordenação de Mensagens. Exclusão Mutua. Chckpointing distribuìdo. Sensibilidade ao Contexto. Tipos de adaptação e reconfiguração dinâmica. Reflexão computacional. Middlewares reflexivos e adaptáveis. Sistemas auto-adaptáveis. Computação autonômica. Middlewares para computação ubíqua.
    • Processamento de Alto Desempenho (4 CR)
      Processamento de Alto Desempenho. Sistemas computacionais para o processamento de alto desempenho. Modelos para projetos de algoritmos paralelos. Algoritmos para escalonamento e balanceamento de carga. Técnicas de programação. Computação sustentável em arquiteturas multiprocessadas. Emprego da programação concorrente e paralela para soluções de problemas com alta carga computacional. Emprego de ferramentas de programação concorrente e paralela visando processamento de alto desempenho em arquiteturas paralelas. Decomposição de aplicações em atividades concorrentes. Estudo de casos.
    • Modelos Computacionais para Sistemas Concorrentes e Distribuídos (4 CR)
      Estudo de modelos computacionais e métodos para sistemas concorrentes e distribuídos. Análise de diferentes abordagens e estudos de casos: Autômatos Concorrentes, Sistemas de Transição e Máquina Geométrica.
  • Eletivas da Linha de Sistemas Inteligentes

Outras Atividades

  • Trabalho Individual I (2 CR)
    Trabalho Individual I. Trabalho realizado individualmente, sendo orientado e escrito ao longo de um período letivo que resulta de pesquisa ou estudo de um tema proposto por um orientador responsável.
  • Trabalho Individual II (2 CR)
    Trabalho Individual II. Trabalho realizado individualmente, sendo orientado e escrito ao longo de um período letivo que resulta de pesquisa ou estudo de um tema proposto por um orientador responsável.
  • Orientação de Dissertação de Mestrado (1 CR)
    Orientação de Dissertação de Mestrado (1 CR) Exposição pelos alunos do trabalho completo a ser apresentado como Dissertação de Mestrado, onde estejam inequívoca e densamente demonstrados e discutidos os resultados finais da pesquisa, complementado com as Conclusões e Referências Bibliográficas utilizadas no texto.
  • Docência Orientada (1 CR)
    Acompanhar o professor da disciplina em suas aulas, auxiliar no preparo de material didático, corrigir e aplicar exercícios, apoiar a execução de estudos dirigidos e trabalhos em grupo, assistir alunos fora da sala de aula, entre outras atividades relacionadas à docência em cursos de graduação da área de Computação da UFPel.
CDTec UFPel