portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Por que ser aluno especial no PPGC?
O PPGC disponibiliza vagas em suas disciplinas,  a cada semestre letivo, para alunos que não estão matriculados em seus cursos, sendo uma das formas de transferência de conhecimento do PPGC para a comunidade. Estas vagas têm o propósito de permitir que membros da comunidade possam ter contato com algum tópico específico no escopo das disciplinas, mesmo que não haja o interesse em cursar toda uma pós-graduação.

Cursar disciplinas como aluno especial é particularmente útil em disciplinas que se originam de projetos de pesquisa dentro do Programa, onde tipicamente discute-se novas técnicas para soluções de problemas, que podem ser aplicadas no ambiente de origem do aluno (empresas, outras instituições de ensino etc). Porém, oportuniza-se também que se curse disciplinas mais básicas da área de Computação, como uma forma de complemento à formação ou como uma maneira de se manter atualizado na área.

Além da obtenção do conhecimento, participar de disciplinas como aluno especial é uma forma de ter um primeiro contato com a pós-graduação, conhecendo o ambiente, o Programa, suas linhas de pesquisa e seus pesquisadores. Os créditos obtidos como aluno especial podem depois ser aproveitados se o aluno optar por ingressar em algum dos nossos cursos de pós-graduação.

Para cursar alguma de nossas disciplinas como aluno especial, atente para os editais de seleção, lançados semestralmente e divulgados em nosso site e veja a descrição das disciplinas. As disciplinas ofertadas a cada semestre variam e são especificadas no edital.

CDTec UFPel