portal da computação    ciência da computação     engenharia de computação     pós-graduação webmail
Ciência da Computação na UFPel
Criado em 1992, o curso de graduação em Ciência da Computação fornece uma formação abrangente na área de Computação, com foco no estudo e desenvolvimento de algoritmos, tanto em software como em hardware. Conta com um corpo docente jovem e em expansão, atualmente com 18 doutores e 4 mestres dedicados à área.
por Gerson Cavalheiro, 14 dias atrás

Atualizado

 

Abaixo é apresentada a classificação para cotas de bolsa de doutorado pelo Programa. Esta classificação determina a prioridade de alocação, sendo válida para atribuição de cotas de bolsa de doutorado alocadas ao Programa durante o semestre 2019/1. Importante: (1) a bolsa exige dedicação exclusíva; (2) caso haja desistência da parte de um dos candidatos, este deve comunicar imediatamente a Coordenação do Programa para não prejudicar outros candidatos nesta lista.

Os candidatos, caso convocados, deverão preencher o Formulário de Cadastro (ler aba NotasSobrePreenchimento). Importante: é necessário que o bolsista tenha uma conta corrente não conjunta no Banco do Brasil. Após a entrega da documentação o(s) aluno(s) convocados deverão aguardar confirmação da implementação da cota de bolsa.

1. Mário Roberto de Freitas Saldanha: 4,75
2. Alex Bertei: 4,00
3. Jones William Goebel: 3,53
4. Narusci dos Santos Bastos: 3,49
5. Rafael Budim Schvittz: 3,42
6. Robson André Domanski: 3,19
7. Italo Dombrowski Machado: 2,78
8. Gustavo Lameirão de Lima: 2,70
9. Andrei Borges La Rosa: 2,25
10. Diogo João Cardoso: 2,13
11. Rodrigo Nuevo Lellis: 2,07
12. André Desessards Jardim: 2,02
13. Alexsander Vasconcelos Canez: 1,57

Em caso de dúvidas, contactar a secretaria do Programa.

 

por Marilton Sanchotene de Aguiar, 5 horas atrás

Bolsa de Demanda Social, requerendo que o candidato tenha auxílio PRAE.
A inscrição é feita ONLINE e a seleção ocorrerá pela análise de histórico.
Inscrições das 16h do dia 22/04/2019 às 18h do dia 26/04/2019.
Leia detalhes no EDITAL.

por Gerson Cavalheiro, 27 dias atrás

Os alunos de Mestrado e Doutorado do PPGC devem reavaliar, com seus orientadores, seus Planos de Estudo semestralmente. A partir deste semestre, o procedimento será eletrônico:

  1.  Com auxílio do Orientador, o aluno deve preencher o Plano de Estudos (acesso requer login na conta @inf).
  2. Enviar o PDF do Plano de Estudos para a Secretaria, com cópia para o Orientador.
  3. Planos de Estudo enviados sem ter o Orientador em cópia serão desconsiderados.
  4. Prazo para envio 2019/1: 8 de abril.

Não precisam enviar o Plano de Estudo os alunos que estejam nas seguintes situações:

  • Aluno de Mestrado com Apresentação da Dissertação agendada;
  • Alunos de Doutorado com Proposta de Tese defendida.

 

por Gerson Cavalheiro, 32 dias atrás
Palestrante: prof. Mairon de Araújo Belchior
Título: Uma abordagem para a detecção e resolução de potenciais conflitos entre normas em sistemas multi-agentes. 
Data: 1/04/2019
Local: sala 316, Campus Porto
Horário: 17h10
Resumo: Normas em sistemas multi-agentes são usadas como um mecanismo para regular o comportamento de agentes autônomos e heterogêneos e para manter a ordem na sociedade de agentes. As normas definem ações que devem ser executadas (obrigações), ações que podem ser executadas (permissões), e ações que não podem ser executas (proibições) por determinada entidade em certa situação. Duas normas estão em conflito quando o cumprimento de uma causa a violação da outra, e vice-versa. Tais conflitos fazem com que o agente obediente às normas fique “paralisado”: não importa o que ele faça (ou deixe de fazer), ele irá violar uma das normas, ou seja, irá provocar a quebra de uma restrição social. Assim, o objetivo deste seminário é apresentar uma abordagem em tempo de design baseada em ontologias OWL e regras SWRL para detectar Potenciais Conflitos Normativos (PCN). PCN são conflitos entre normas que podem acontecer durante a execução dos sistemas multi-agentes, dependendo da ordem de execução dos eventos do sistema. Será também apresentado uma proposta de resolução de PCN com a extensão de um algoritmo de planejamento para obter planos que não produzam ações conflitantes.
por Gerson Cavalheiro, 35 dias atrás

Oferta complementar 2019/1 (PPGC):

Tópicos Especiais em Computação (2 Créditos)
Técnicas de Avaliação em Interfaces de Usuário

Horário: Quintas 8:00-9h40
Primeiro encontro: 21/março
Local: Sala 442
Vagas
: 10

Ementa: A disciplina de “Técnicas de Avaliação em Interfaces de
Usuário” tem por objetivo a investigação de métodos e técnicas em IHC e sua aplicabilidade no planejamento, condução e análise de resultados de testes em interfaces de usuário.

Os interessados nesta disciplina deixem o nome na secretaria, observem que o orientador deve estar de acordo com a matrícula, e podem se dirigir ao primeior encontro. Em caso de a procura exceder o número de vagas, os alunos serão contactados, sendo dada prioridade para alunos da área da disciplina aplicando, em ordem, os seguintes critérios: mais antigos no curso, com maior número de créditos concluídos e, então, com maior coeficiente de desempenho.

por Gerson Cavalheiro, 35 dias atrás

O Coordenador do PPGC, prof. Gerson Cavalheiro, dará as boas vindas aos ingressos em 2019/1 dos cursos de Mestrado e Doutorado. Nesta ocasião, será também apresentado o perfil dos cursos. Alunos antigos são bem vindos!

Horário: 17h10min
Data: 18/março
Local: sala 316

por Gerson Cavalheiro, 40 dias atrás

Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP) é um exame aplicado em todas as regiões do País e em alguns locais da América do Sul. O POSCOMP testa conhecimentos na área de Computação e tem como objetivo  específico avaliar os  candidatos a Programas de Pós-Graduação em Computação oferecidos no Brasil. O PPGC da UFPel, como a grande maioria dos Programas de Pós-Graduação no País utiliza o resultado do POSCOMP em seu processo seletivo. No caso do PPGC/UFPel, a nota do POSCOMP não é obrigatória, mas um candidato antenado em suas possibilidades não pode abrir mão deste quesito avaliativo.

Informe-se sobre o POSCOMP!

As inscrições ao POSCOM ocorrem, usualmente, entre os meses de junho a agosto, sendo que a prova é realizada em um domingo de outubro.

por Gerson Cavalheiro, 42 dias atrás

As seguintes disciplinas não serão ofertadas neste semestre no PPGC:

  • Introdução ao Processamento Paralelo e Distribuído
  • Projeto Avançado de Sistemas Digitais
  • Teoria da Computação

Os alunos que se matricularam nestas disciplinas devem procurar os orientadores para verificar alternativas para seus Planos de Estudo e procurar a secretaria para efetivar uma matrícula em nova disciplina (se for o caso). Não é necessário realizar trancamento pois as respectivas turmas foram dissolvidas.

A disciplina Seminários em Computação II será ofertada neste semestre (8 vagas). Esta disciplina pertence apenas ao curso de Doutorado e estão habilitados a cursá-la os alunos que já foram aprovados no Exame de Qualificação. Alunos habilitados e interessados devem deixar seu nome e email na secretaria para posterior contato. O professor ministrante é o professor André Du Bois e o primeiro encontro será na segunda-feira, dia 18 de março, as 17h 20min na sala 112.

por Gerson Cavalheiro, 45 dias atrás

A lista de candidatos selecionados para Aluno Especial no PPGC no período 2019/1, segundo Edital 07/2019 é apresentada abaixo, em ordem alfabética:

  • Henrique de Vasconcellos Rippel
  • Jerônimo Feijó Noble Da Rosa
  • Jovania Menezes Dias
  • Leandro Pires de Oliveira
  • Matheus Ferreira Pontes
  • Rafael Padilha da Silva
  • Sérgio Yoshimitsu Fujii

Os candidatos selecionados poderão se inscrever em até duas das seguintes disciplinas, não havendo limite de vagas por disciplina:

  • Algoritmos e Estruturas de Dados, Prof. Marilton Aguiar
  • Arquitetura de Computadores, Profs. Luciano Agostin e Marcelo Porto
  • Concepção e Teste de Circuitos Digitais, Prof. Leomar Rosa
  • Lógica para Computação, Profa Renata Reiser

 

Matrícula:

  • Os candidatos selecionados devem comparacer na Secretaria do PPGC e apresentar os originais dos documentos (RG, CPF…) solicitados no ato da inscrição.
  • As matrículas podem ser feitas entre o dia 8 e 12 de março, das 8h as 14h na sala 421 do Campus Anglo e das 14h as 20h na sala 125 do mesmo prédio.

Informações:

 

outras notícias recentes
por Gerson Cavalheiro em 08/03/2019
por Gerson Cavalheiro em 06/03/2019
por Gerson Cavalheiro em 01/03/2019
por Gerson Cavalheiro em 27/02/2019
por Gerson Cavalheiro em 26/02/2019
por Gerson Cavalheiro em 25/02/2019
por Gerson Cavalheiro em 18/02/2019
por Gerson Cavalheiro em 14/02/2019
por Gerson Cavalheiro em
por Gerson Cavalheiro em 04/02/2019
por Gerson Cavalheiro em
Não há eventos no momento.
CDTec UFPel